sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Beleza Além do Óbvio

Quando falamos de beleza, os primeiros assuntos que vem a nossa mente são talvez os mais óbvios: cabelos, maquiagem, unhas e pele, entre outros. Poucas vezes nos lembramos da nossa postura, da postura em dois sentidos, intimamente relacionados: nossa postura diante da vida, e nossa postura física. Por isso nesse post não vou indicar nenhum produto, nenhuma loja, apenas relatar a minha experiência pessoal e sumarizar o conhecimento que adquiri através de conversas com especialistas, e leitura sobre o assunto.

Não sou psicóloga, nem profissional da área de saúde, nem pretendo me passar por uma pessoa super experiente, porque ainda tenho muito a aprender nessa vida...mas minha auto observação, nos últimos anos, me leva a pensar muito na minha postura – diante da vida, e física, e os reflexos que ela tem, sob como me vejo, e como os outros me vêem.

Na época da faculdade eu li um livro muito legal chamado “O Corpo Fala”. Este livro tem como tema principal ensinar como “ler” as diferentes posturas das pessoas em nossas relações pessoais, afetivas e profissionais. Aprender a entender o que o outro quer dizer, sem usar as palavras, somente pela forma como se senta, caminha, te cumprimenta...

O stress do dia a dia muitas vezes nos força a ter diferentes posturas, por passar longas horas no trânsito, muito tempo na frente do computador, fazer as tarefas de casa correndo, engolir sapo, carregar a bolsa, a mala da academia e do computador, enfim, stress de diversas naturezas.

A forma como nosso corpo responde ao stress é a maior causa de problemas como dores de cabeça, dor no pescoço, dor na lombar, falta de memória, falta de atenção, agressividade, etc.

Uma pessoa preocupada, talvez depressiva, ou sob pressão, terá uma postura fechada, com os ombros projetados para frente, sempre olhando para baixo. Uma pessoa excessivamente agressiva projetará o peito para frente, lembrando a postura militar, de enfrentamento.

O que podemos fazer para melhorar nossa postura?

Desenvolver o autoconhecimento, saber seus limites, saber dizer não, se cobrar menos, manter uma atitude positiva diante da vida, praticar meditação, ioga, fazer exercícios físicos são algumas das formas de minimizar o impacto do stress sobre nosso corpo. E também prestar atenção à sua postura física nas diversas situações do dia a dia, corrigindo-a sempre que possível. 

A seguir algumas dicas:


Ao fazer atividades manuais, como embrulhar presentes, evite sentar-se no chão de qualquer jeito. Sente-se preferencialmente à mesa e distribua os materiais sobre a mesma. Se quiser se sentar no chão, coloque uma pequena almofada ou um cobertor dobrado sob o bumbum, deixando o quadril mais alto que os joelhos.

Na cozinha, preste atenção se o seu apoio para trabalhar está a uma altura confortável, fazendo o seguinte teste: deixe os braços ao lado do corpo e dobre o antebraço, fazendo um angulo de 90 graus. Se o apoio estiver a poucos centimetros da sua mão, a altura é boa, caso contrário, tente apoiar a tábua ou a superfície sobre a qual trabalha sobre algo que aumente sua altura.

Ao telefone, não o apoie entre o ombro e a cabeça, segure-o com a mão ou use um fone com microfone.

Quando se sentar em uma cadeira, preste atenção aos ângulos que seu corpo faz: os pés devem ficar totalmente apoiados no chão, e a parte debaixo da perna em ângulo de 90 graus com a coxa...e faça uma força nas pernas, como se estivesse pronta para sair correndo...o tronco também deve fazer ângulo de 90 graus com a coxa. Para treinar, coloque suas mãos embaixo do bumbum, procurando por um ossinho que fica mais perceptível quando você está sentada...e treine sentar-se sentindo esses ossinhos (os famosos “ísquios”).
Para dirigir, vale a regra dos ângulos de 90 graus, e dos “ombros para baixo”, o mais longe possível das orelhas...afinal, como diz minha fisioterapeuta de RPG, “orelhas são para usar brincos, e não ombros”! Não se preocupe que você não precisa parecer uma “vovózinha ao volante”...se você tiver na distância correta, que permita que seus braços fiquem quase retos, você poderá deixar o encosto do seu banco em uma posição mais vertical do que costumamos usar.

Para dormir, evite a posição de bruços (ou barriga para baixo). Barriga para cima é menos pior. O correto é dormir com um travesseiro que deixe seu pescoço reto, ou seja, o travesseiro precisa ter mais ou menos a altura do seu ombro. O tronco não deve ficar muito projetado para a frente, e você pode colocar um pequeno travesseiro entre os joelhos, para evitar que uma perna fique “caindo” sobre a outra.





Para levantar qualquer objeto do chão, por menor que seja, não caia na roubada de dobrar o tronco...agache-se e depois se levante.

A parte talvez mais difícil, hoje em dia, é manter a postura ao computador, principalmente se você tem um laptop...não fique sentada na cama com o laptop no colo, pois você vai forçar sua lombar...o mesmo se aplica à sentar-se no sofá. Sofá muito confortável, daqueles que até fica difícil sair, são os piores para sua postura. O ideal é você ter um lugar, como um escritório, para usar o computador ergonomicamente.

Será que gastar rios de dinheiro em produtos de beleza, tratamentos estéticos, cirurgias plásticas vai nos deixar realmente bonitas? Ou será que a nossa beleza está muito mais relacionada à nosa forma de encarar a vida, e seu reflexo em nosso corpo, que a qualquer outra coisa?


2 COMENTÁRIOS:

Mª Helena Cordeiro disse...

Oi,

Venha conferir a super liqui do Mary AbOUT!
São mais de 40 peças remarcadas!

Forum, Maria Filó, XSite, Ellus, FARM e muito mais!

Te espero!

Bjs,
Mary AbOUT!
www.maryabout.com

Vick disse...

Que INCRÍVEL o seu post, adorei de verdade e já me corrigi aqui na cadeira rsrsrsrs. BJo

Related Posts with Thumbnails



Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
eXTReMe Tracker

  ©Vitrine Virtual - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo