Comprando de forma segura
Muitas de vocês não sabem, mas eu sou advogada e trabalho com direito do consumidor. Esses dias, a Bruna publicou uma resenha sobre um grupo de compras e relendo um outro post aqui do blog sobre esse tema, percebi o que muitas leitoras já tiverem problemas com compras pela internet. Percebi que nunca fiz um post para falar com vocês daquilo que falo todos os dias para os consumidores que atendo lá no trabalho.
Comprar na internet é muito bom, é prático. Mas exige muito mais cuidados que as compras realizadas em lojas físicas. E acreditem, é muito, mas muito mais fácil prevenir que remediar um prejuízo nesse tipo de compras.
Antes de tudo, PESQUISEM! Procurem saber sobre o site/blog onde você vai comprar. Basta dar uma "googlada" que tem como saber se aquela loja vai ser uma roubada ou não. Quando muita gente tem problema com determinado site/blog surgem vários comentários e posts negativos, especialmente nos fóruns de discussão. Por isso que a gente pede tanto que vocês participem contando as experiências de vocês com as lojas quando fazemos resenha.
Cuidado na hora de escolher o produto. Peça todas as informações para não vir a ter uma surpresa negativa quando ele chegar em sua casa: tamanho, medidas, cor, material, etc. Você não tem como tocar e ver o produto de perto, então tem que perguntar tudo. E nos sites onde não dá pra perguntar, tem que ter informações detalhadas sobre o produto.
Importante: o consumidor tem o direito de DESISTIR DA COMPRA! Até sete dias após a entrega do produto você pode desistir da compra e isso vale para qualquer aquisição feita fora do estabelecimeto comercial: telefone, catálogos, internet, etc.
Quanto a troca, fique atento, pois a loja só tem obrigação de TROCAR se o produto apresentar DEFEITO! Se a cor não lhe agradou ou você errou o tamanho a troca só é feita se a loja ofertar essa possibilidade. Alguns sites oferecem a primeira troca grátis, portanto, pesquise antes!
Lembrando que esses direitos assegurados pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) não se aplicam aos brechós virtuais, ok? Eles não se encaixam no conceiro de fornecedor que o CDC estabelece, pois a maioria deles não se trata de atividade empresarial e sim hobby. Qualquer dúvida, é só perguntar, meninas (os)!
7 COMENTÁRIOS:
Ótimo post. Eu comecei a fazer compras nesse ano e já tive alguns problemas. As pessoas tem que se preocupar com todos esses detalhes que você falou Isa.
beijinhos
www.potinhoscoloridos.com
Isso mesmo, Jú! Melhor correr atrás das informações antes que do prejuízo depois! rs
Beijo!
Ótimo post, tem que prestar atenção nas compras virtuais mesmo, para não levar cano. Infelizmente tem mta gente sem caráter por aí, né? :/
Amei seu blog! Coisa mais fofa essa seu vestidinho amarelo! :D
Beijo!
Querida, Adorei o blog!
Ja fiz uma compra ano passado via internet e deu um probleminha... Mas logo foi resolvido (ainda bem)
Estou seguindo o blog. Beijos
Adorei as dicas!
Nunca tive problemas ao comprar pela internet. Felizmente chegou tudo direitinho. Aliás, já acabei comprando produtos que pela foto eram lindos e pessoalmente não. Mas, faz o que? Tem coisas que só arriscando mesmo não é? Contanto que chegue.
Beijos!
Oi Isabela!
Gostaria de deixar registrado que os clubes de compras como Privalia, Coquelux e Superexclusivo andaram "pisando na bola" em relação ao prazo de entrega. Fiz compras em novembro que ñ foram entregues até hj. Dentre estes o menor pior foi a Coquelux. Com o Brandsclub tive problemas graves, não recomendo nem pras inimigas!
Bjus - Liza Alessa
Meninas,
eu sei que pode parecer um trabalho perdido, mas denunciem esss casos ao Procon. Pode até não resolver seu problema mas pelo menos isso vai fazer com que eles sejam multados. No Procon da Bahia a multa é bem alta, que eu sei.
Beijos!
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