segunda-feira, 23 de março de 2009

Viagem de cores

Para quem tá perdido nas novidades, a Andrea, nossa redatora, foi passar as férias no Peru e Bolívia. A gente até fez um post interativo nesse tema. Então ela ficou de na volta escrever sobre a viagem e aqui estão as impressões dela sobre esses lugares:


Por Andrea Acioli.
Nada como viajar, principalmente se tiver a oportunidade de conhecer de perto culturas diferentes. E assim foi na viagem pela Bolívia e Peru, uma descoberta de novos rostos, comidas, lugares, cheiros e cores. A moda pelo mundo é bem diversificada e as tradições culturais de cada povo fica bem aparente na sua forma de vida.




Nesses dois países pode-se observar a marcante presença do passado Inca, com os traços indigenas e costumes que até hoje são vistos nas ruas. As mulheres de descendencia indígena, conhecidas como cholas, vestem-se com roupas de cores muito fortes, sempre de saias, chapéus (olha nossa moda aí também!) e uma trouxa nas costas, que fazem com uma tecido muito colorido, onde carregam de tudo. É bonito de se observar... Essa trouxa também serve de transporte para seus niños, elas amarram as crianças ali nas costas e levam para todo canto!!

Como são dois países muito frios, boa parte das vestimentas é feita de lã principalmente de lhama, mas também tem de ovelha, de alpaca e de vicuña (parente da lhama). As cholas estão por toda parte, com barracas no meio da rua, tecendo seus bordados de crochê cada um mais belo que o outro. Outra caracteristica é que como usam saias, para se proteger do frio colocam meias até os joelhos (que nao aparecem tanto porque as saias vão um pouco abaixo dele) um pouco grossas, na maior parte das vezes da cor da pele.

Todas as cholas têm os cabelos muito compridos e usam com duas tranças que na ponta amarram pompons de lã, fica bonito... Agora umagina toda essa indumentária, feita com cores fortes, lindas, e todas misturadas!!! É bem diferente do que a gente tem por aqui, mas chama a atenção pela beleza e pelo carinho dos trabalhos nos bordados.

Depois desse viagem ficou uma questão, nós brasileiras estamos muito ligadas na moda européia e americana, onde estão nossas raízes? Onde estão nossas cores? Portanto busquem mais o colorido da vida e o traga pra o seu dia-a-dia, traga para suas roupas!!! Divirta-se!!!

1 Comentário:

Gabriela L. disse...

É linda mesmo a maneira como elas se vestem. Quando eu fui, em janeiro desse ano, fiquei encantada com as vestimentas! As cores são brilhantes e maravilhosas! Comprei uma manta super colorida, muito bonita!
Sobre a questão das raízes, eu até acho que as brasileiras preservam as suas sim, de certa maneira. Por exemplo, no verão todas usamos muitas cores (às vezes até vibrantes) e estampas. E as européias não se ligam tanto nisso.
Beijos e parabéns pelo post!

Related Posts with Thumbnails



Este blog possui atualmente:
Comentários em Artigos!
Widget UsuárioCompulsivo
eXTReMe Tracker

  ©Vitrine Virtual - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo